top of page
Foto do escritorElyseu Paulo Rodrigues

Como ganhar qualquer discussão

Atualizado: 6 de out. de 2022

Jordan Peterson nos diz e ensina como ganhar qualquer discussão.




Da próxima vez que se encontrar envolvido numa discussão com alguém, use a a seguinte regra: não responda às reivindicações da pessoa, até que esta tenha esgotado essa reivindicação, para você mesmo, em particular. Até que tenha recapitulado o seu ponto de vista e o tenha resumido de uma forma que a outra pessoa o considere aceitável e que seja tão forte que não possa, escapar. .

Ouvir mais e se colocar dentro da persona de outrem, vai te trazer entendimento e compreensão acima do comum.

Porque que isso significará e vai atender e demonstrar que você presta atenção e cuidado suficientes para, em primeiro lugar, validar a ideia de que eles têm uma opinião que vale a pena ter em conta. Que as pessoas gostam muito que lhes prestem atenção, não há nada que as pessoas gostem mais do que isso, por isso tem de se fazer uma espécie de greve, ao falar, até este ponto, e me parece ser este o ponto, era o dele, e depois expõe o seu ponto e depois vê que se eles estão satisfeitos com o resumo, que fez.

Eles têm de estar satisfeitos com isso, o que significa que fazer exatamente o oposto do seu ponto de vista. Argumentar exatamente o contrário do que acreditamos é estar a fazer-lhes um favor em certo sentido, reduzindo-o à essência, porque essa é de facto uma operação cognitiva incrivelmente complexa e por isso uma das coisas que tens de te lembrar quando estás a discutir as coisas com as pessoas, mesmo que elas te queiram derrotar.

Digamos que em qualquer assunto complexo há muito a dizer, porque a maioria das questões realmente controversas, como o aborto, por arma de fogo, esse tipo de coisa, há muito a dizer de ambos os lados e que você sabe que vai chegar a esse ponto com o seu preconceito ideológico particular, digamos que o seu preconceito temperamental, mas você precisa a aprender exatamente o quão localizado está o seu ponto de vista. E você chocalha seu pensamento é com o seu discurso ideológico que não é ideológico que a maioria das pessoas são incrivelmente superficiais, não são argumentos que eles mesmas pensam, mas apenas enviesam.

Percentualmente o que realmente queres e se envolver numa discussão, sobre dizer algo como controle de armas, é que queres estar familiarizado com toda a gama de argumentos profundamente familiares e ter algum respeito por eles sabe. Veja é bastante claro que as armas matam pessoas que são perigosas mas também não é evidente que as únicas entidades que deveriam ser autorizadas a ser perigosas são as entidades estatais.

Por isso há coisas, que pode ser dito que são inteligentes em toda essa linha, de toda essa distribuição de opiniões e se for educado, então deve estar familiarizado com toda a gama de opiniões. Aqui está outra coisa que lhe poderia dizer que se levar a sério irá poupar-lhe muito sofrimento e miséria se estiver a falar com alguém e eles não estiverem a ouvir. Cale-se e será como se você pudesse dizer a eles que não estão o ouvindo.

O silencio nunca foi bom demais para muitos de vocês que gostam de falar, e se eles não estiverem a ouvir, parar de dizer, vão sentir-se de qualquer forma tolos, porque será como se estivesem a atirar bolas de pingue-pongue contra uma parede de tijolo. Não estaram a chegar a lado nenhum se não estiverem a ouvir, isso é um sinal de que os ouvintes, não estão preparados para ouvir e então e permitir que progredirão no caminho que estão a percorrer.

Escolhendo o silencio, então você tem que parar e pensa bem, o que está a acontecer aqui. Porque é aqui que a pessoa que não está a ouvir você, saberá: eu estou demasiado forte, sou eu que não entendo o que estou a dizer, é demasiado sobre mim hummmm.... eles querem falar sobre o que está a acontecer, talvez eles não queiram estar aqui. Há todo o tipo de possibilidades, mas isso é quando você tem que acordar para além do que é que você está a tentar impor à essa situação.

Explore e veja o que existe e isso é muito mais interessante do que tentar impor o seu ponto de vista. Outra coisa é que falar com alguém é muito interessante, falar com pessoas que diferem radicalmente, porque elas lhe dirão coisas que não considerou, isso não significa que tenha de concordar com elas, mas é muito mais informativo e proveitoso, afastar-se de uma conversa tendo sabido que aprendeu algo que não sabia, do que está a ganhar o estúpido argumento, que não pode ganhar de qualquer maneira.

Assista ao vídeo no link abaixo.


Para conhecer e aprofundar no trabalho de Jordan Peterson adquira o livro no link

https://amzn.to/3V9lmfe

2 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page